Feliz aniversário, William Shatner!
Feliz aniversário, William Shatner!
POR TOM CALDWELL
Hoje, William Shatner , o ator que interpretou o lendário capitão James Tiberius Kirk em Star Trek: The Original Series e sete Star Trek filmes, gira 85 anos.
O ator nascido em Montreal começou a sua carreira como um artista de palco de Shakespeare em Stratford, no Canadá e na Broadway em Nova York no início dos anos 1950. Embora sua primeira aparição no cinema foi o de um papel menor em 1951 filme canadense do Butler noite de folga , a proeminência de Shatner no filme não chegou até sua segunda estréia em 1958 como Alexey Karamazov em Os Irmãos Karamazov , uma adaptação cinematográfica de um dos Fyodor obras literárias de Dostoiévski. Durante esse tempo, ele desempenhou um papel importante como Jim Whitely em O olho de vidro , um episódio formar a terceira temporada da série de televisão Alfred Hitchcock Presents . Em 1959, William Shatner realizada no palco na Broadway, mais uma vez, como Lomax em O Mundo de Suzie Wong ; seu excelente desempenho foi muito bem recebido pela crítica, que lhe valeu uma maior reputação na comunidade teatral e filme. Na verdade, seu estrelato inicial foi um precursor para maiores realizações no cinema e na televisão para os próximos vários anos antes de ele assumiu mais exploratórios, papéis originais: onde nenhum homem jamais esteve.
Suas contribuições mais proeminentes na tela durante o início dos anos 1960, embora não altamente reconhecido pelos padrões de hoje, incluiu um episódio de The Twilight Zone intitulado "Pesadelo em 20.000 pés", em que Shatner jogou um passageiro de avião paranóico que é aparentemente a única pessoa a bordo conhecimento de um gremlin sabotar os motores a hélice sobre a asa do avião (e sim, este foi o roteiro original, que foi refeito no quarto segmento do filme 1983 Twilight Zone: The Movie , estrelado por 3rd rock from the Sun John Lithgow sentado em o assento de Shatner no avião (e muito possivelmente apavorado com a mesma gremlin). em 1964, Shatner foi convidado para estrelar em The Man from UNCLE, no qual ele interpretou como Michael Donfield, um ex-empresário empregado pelo personagem principal, Napoleon Solo, para expor uma trama que traria os Estados Unidos ea União Soviética à beira da guerra. no episódio, Solo e Donfield descobrir co-conspiradores Madame Kurasov e seu assistente, Vladeck. Curiosamente, Vladeck foi interpretado por Leonard Nimoy, que seria depois encher os sapatos de Spock do clássico Star Trek: The original Series . Embora estes dois atores desempenharam os papéis de inimigos em um único episódio, o destino seria uni-los nos papéis de amigos próximos para uma série inteira, tanto dentro como fora da tela.
Em 1966, William Shatner foi escalado como Capitão James T. Kirk no segundo piloto do Star Trek, "Onde nenhum homem jamais esteve", um papel em uma série que durou até o seu cancelamento abrupto em 1969. Seu desempenho excepcional de ficção científica impactado por anos vir. Apesar do baixo estatuto financeiro do orçamento do show e sua má recepção do público na época, interpretação de Kirk de Shatner definir o padrão para muitos papéis de liderança em filmes e shows, de Battlestar Galactica de Star Wars.
Em 1979, Gene Roddenberry e Paramount Pictures ressuscitado Star Trek e trouxe Shatner e sua antiga equipe voltar a trabalhar em uma nova rodada de aventuras a navegação espacial; Neste momento, William Shatner não iria estrelar uma série de TV, mas de uma saga cinematográfica de pleno direito, começando com Star Trek: The Motion Picture e terminando com o triste, embora a morte heróica de James T. Kirk em Star Trek: Generations .
Depois de sua carreira no cinema como o capitão Kirk terminou (embora sua carreira de ator não foi onde perto acabado), William Shatner recusou a deixar o espírito de Kirk terminar em apenas um filme. Ele continuou o legado Kirk em uma série de Star Trek romances em que o Capitão Kirk foi ressuscitado para continuar suas aventuras para explorar e salvar a galáxia, mais uma vez, desta vez no século 24. Ele também foi o autor da série de ficção científica TekWar , que foi adaptado em um jogo de vídeo, um filme feito para a TV, e uma série de quadrinhos.
Ele está programado para aparecer em várias convenções deste ano, incluindo da Creation Entertainment convenção de Star Trek Oficial em Las Vegas (agosto 6-9).
Ever-ocupado, Shatner lançou seu tributo a Leonard Nimoy na forma de um livro de memórias, intitulado "Leonard: My cinquenta anos amizade com um homem notável ."
William Shatner, escritor, ator, artista de palco, e um entusiasta da ficção científica, é um homem de muitos talentos. Sua popularidade como o lendário Capitão Kirk lhe rendeu uma reputação que não só durou meio século, mas irá perdurar por séculos vindouros. Olhe em qualquer lugar, Star Trek ou não, ainda é possível ver a marca do Capitão Kirk em tudo, desde séries de televisão e filmes para música e arte. Hoje, vamos celebrar a viragem da idade do Sr. Shatner, bem como as grandes fortunas que ele traçou para nós.
Capitão, hoje em TrekNews.net Desejamos-lhe uma 85º aniversário muito feliz e saudável.
Você pode acompanhar William Shatner no Twitter em @WilliamShatner .
Nenhum comentário:
Postar um comentário